LIFE IN THE FABULOUS LANE

glitters

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os monstros marinhos existiram?


Quem nunca viu a imagem de um mapa antigo cheio de monstros, serpentes marinhas gigantes, grandes lagostas, lagartos mostruosos e outros seres assustadores? A maioria das pessoas atribui essas imagens aterradoras à imaginação fértil dos antigos cartografos Mas, alguns cientistas afirmam que algumas dessas imagens não são tão fantásticas assim.
Esses cientistas afirmam que a vida nos oceanos e maress, há 500 ou mais anos, era bem diferente dos dias de hoje. Muitas espécies diferentes existiam naquela época. Espécies que acabaram sendo extintass pelo homem. Além de haver um número maior de espéciess, existia também maior número de animais e animais de maior tamanho, pois esses não eram caçados tão indiscriminadamente como foram nos últimos séculos.
Mapa com grandes monstros marinhos feito pelo cartógrafo Cornelius de Jode em 1593.
As baleiass, por exemplo, viviam por muito mais tempo e conseguiam atingir proporções descomunais. A Baía de Guanabara, onde hoje quase não se encontra peixe nenhum, recebia milhares de baleias anualmente. Eram tão frequentes que as trombadas com navios eram muito comuns. No início do século XIX, quando o caminho mais fácil do Rio de Janeiro para Minas Gerais e São Paulo incluía um trecho marítimo entre Sepetiba e Parati, as baleias eram o grande obstáculo da viagem, pois comumente viravam as embarcações no estreito entre a Ilha Grande e Angra dos Reis.
Baleias, tubarões, golfinhos, peixes-espada, polvos, lulas, tartarugas, arraias, todos esses animais existiram em número e tamanho muito superiores aos de hoje. Quando os navegantes descreviam, emocionados, as "feras" que tinham avistado e combatido durante suas viagens, o cartógrafo as representavam em seus mapas com traços assustadores. Figuras mostruosas como deveriam parecer aos olhos dos navegantes. De que outra forma poderia ser ilustrada uma imensa baleia-azul? Afinal, é um animal que pode chegar a pesar o equivalente a 30 elefantes e medir mais de 30 metros de comprimento!

Nenhum comentário: