Um casamento normal é, por si só, uma cerimônia formal. Quando se trata de uma festa real, como o do Príncipe William e da noiva, Kate Middleton, no dia 29, há uma série de protocolos a serem seguidos, especialmente no que se refere ao tratamento dos integrantes da realeza.
Ao ser apresentado à Rainha Elizabeth II ou a qualquer outra pessoa com título de nobreza, é preciso fazer um gesto de reverência. Os homens devem fazer um cumprimento inclinando a cabeça para frente e olhar rapidamente para baixo. Para as mulheres, o recomendável é curvar levemente o corpo, com um pé à frente, mas sem muitos exageros.
Não é permitido tocar na rainha ou em qualquer outro integrante da família real. A única exceção é o aperto de mão, que deve partir deles. "O mesmo vale para dirigir a palavra aos nobres. Não se pode puxar conversa a não ser que a rainha ou os príncipes o tenham feito", explica Charles Kidd, editor da Debrett's. Fundada há mais de 240 anos, a empresa é referência quando se trata da aristocracia inglesa e, desde 1900, publica guias de etiqueta.
Durante uma conversa, a rainha deve ser tratada como "Sua Majestade" e, na sequência, como Senhora (em inglês "Ma'am"). Aos nobres com o título de príncipe ou princesa, é preciso usar o pronome de tratamento "Sua Alteza" pela primeira vez e depois usar "Sir" (senhor, em inglês) ou "Ma'am'
Traje
O convite do casamento pede que os convidados usem uniforme, "morning coat" ou "lounge suit". O primeiro caso é para os homens que tiverem servido nas Forças Armadas, incluindo o Exército, Marinha e Aeronáutica. "Morning coat" é o mesmo que fraque e cartola para os homens e vestido e chapéu para as mulheres. No "lounge suit", continua sendo vestido para as mulheres, mas não é preciso chapéu. Para os homens, é um terno simples, sem cartola.
Proibições
Apesar das dificuldades de controle, celulares, filmadoras e máquinas fotográficas vão ser proibidos na festa.
Levar animias de estimações não pode acompanhar os convidados.
Crianças raramente estarão no casamento real, somente aquelas convidadas e necessárias da corte real.
Como a maioria das pessoas estão dizendo: "Estou igual o cachorro cagando e andando, não estou nem aí para esse casamento"
Nenhum comentário:
Postar um comentário